domingo, 22 de maio de 2011

Moda em SC

Santa Catarina é responsável por 14% da produção têxtil nacional e tem 11 cursos na área de Moda

Em um dos capítulos mais vistos de Insensato Coração, a cena mais aguardada foi a reconciliação de Natalie (Deborah Secco) e Cortez (Herson Capri). A personagem de Deborah usava um tomara-que-caia drapeado, com tecido plano, aplique de pérolas nas cores azul marinho e rosa.

O look, que esgotou nas duas únicas lojas de seu fabricante, foi produzido aqui em Santa Catarina. A peça é criação da estilista Thais Callegari, de Tubarão, no Sul do Estado, que assina as coleções da marca Katoomba, em Sombrio.

Se Santa Catarina já se consolidou como o segundo maior polo têxtil do Brasil, com 4,2 mil indústrias que representam 14% da produção nacional, de acordo com dados do portal Mídia Moda, agora o Estado caminha em direção ao fomento na formação de profissionais da área. Pelo menos 11 instituições de ensino mantêm cursos na área, que vão dos técnicos à pós-graduação.

O resultado é o destaque de profissionais como Thais. A jovem de 28 anos, que se formou na Udesc, ainda fica tímida diante da primeira entrevista:

— Santa Catarina tem muita gente boa. Aos poucos, vamos conquistando destaque nacional.

Com a aparição na novela, a venda do "vestido da Natalie" cresceu 400% e chegaram pedidos de estados como Minas Gerais e Ceará. Entre os eventos que a estilista considera terem sido importantes para a sua formação está a participação no Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), que chega à 6º edição neste sábado.

Thais integrou a equipe da Oxford, em 2006, com a criação de louças inspiradas em Maria Antonieta. Segundo Jacir Lenzi, diretor do Senai de Blumenau (principal patrocinador do evento), o SCMC já está entre os 10 melhores eventos de moda do país.

— O objetivo é estimular a criação dos novos talentos da moda catarinense, alinhado com o que se projeta para o futuro — afirma.

O SCMC já projetou nomes no cenário nacional. Ano passado, Ana Cristina Santos e Camila Cerqueira Martins chegaram à final do concurso Projeto Ponto Zero, que revela novos talentos da moda e é promovido também pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Casa de Criadores.

Gloria Kalil já sugeriu ficar de olho em Vanio Tomé, Lidiane Lucas e Adriana Daniell, depois que assistiu ao desfile da coleção Nimue do trio no SCMC.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,380,3318429,Santa-Catarina-e-responsavel-por-14-da-producao-textil-nacional-e-tem-11-cursos-na-area-de-moda.html

Um comentário:

  1. Oi Prof! To seguindo seu blog, segue o meu ai também :). http://www.espacomb.blogspot.com/

    Beijo!

    ResponderExcluir