Olá, algumas pessoas sempre me pedem o link para lerem minha dissertação de mestrado, feito na filosofia na UFSC, cujo título é: MERLEAU-PONTY ACERCA DA PINTURA.
Segue o resumo e depois o link para acessar o conteúdo (118 páginas).
RESUMO
Este estudo não visa investigar cronologicamente o percurso de Merleau-Ponty acerca da
pintura. Queremos investigar três temas que esboçam a filosofia de Merleau-Ponty e a
pintura: o artista, a história da arte e a “experiência” com a arte. Ainda assim, esses temas
foram “garimpados” dos principais textos “estéticos” merleaupontyanos: A dúvida de
Cézanne, O olho e o espírito e A linguagem indireta e as vozes do silêncio. Por meio desses
temas, nosso objetivo é mostrar que, num primeiro momento, a arte serviu a Merleau-Ponty
para confirmar a tese fenomenológica da natureza primordial, ou seja, ele viu Cézanne
realizar na pintura aquilo que ele queria fazer na filosofia. Mas, aos poucos, por reconhecer
na pintura uma verdadeira linguagem, a saber, tácita, silenciosa, a natureza primordial
passou a ser compreendida como uma linguagem e a pintura, por conseqüência, como uma
verdadeira filosofia. Em linhas gerais, esta é a tese dos três textos dos quais nos ocupamos
para elaborar esta dissertação e que versam sobre pintura. Mas a reapresentamos por meio
das três questões nesses mesmos textos.
Palavras-chave: Fenomenologia, Ontologia, Arte, Pintura.
http://www.tede.ufsc.br/teses/PFIL0082-D.pdf
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário